Acónito



O acônito (PT-BR) ou acónito (PT-EU) (Aconitum napellus) é uma planta venenosa, pertencente à famíliaRanunculaceae muito utilizada em fármacos homeopáticos.

Possui raízes tuberosas e caule ereto, com flores azuis na forma de um elmo. O fruto é uma vesícula. Os sintomas do envenenamento por sua causa são salivação excessiva, falta de ar, tremores e aceleração dos batimentos cardíacos. Apenas 10 gramas de raíz constituem uma dose letal para o ser humano.

É uma planta vivaz que pode atingir até 1,5 metros de altura, tem folhas verde-escuras, palmeadas e recortadas, flores azuis, raramente brancas, e raiz fusiforme. Dá-se bem nas regiões montanhosas, é medicinal e costuma cultivar-se também em jardins, como planta ornamental.


São colhidos os tubérculos laterais formados na Primavera. Depois de muito bem limpos e desembaraçados das raízes e das partes verdes, os tubérculos são cortados no sentido do comprimento e secos rapidamente a uma temperatura de 40ºC a 50ºC. 
O manuseamento das plantas e das partes colhidas requer a maior prudência, pois toda a planta é muito venenosa.
Os tubérculos contêm até 1,5%  de terpenóides azotados-aconitina, napelina benzilaconitina-, açúcares, amido e outras substâncias. Em dose elevada, a aconitina é um dos mais violentos venenos para o sistema nervoso, e os tubérculos colhidos servem essencialmente para obter esse alcalóide.      
É utilizada como componente de misturas medicinais analgésicas (reumatismos, gota, ciática, dores de dentes), fornecidas unicamente mediante receita médica.

É igualmente um remédio eficaz contra as dores e as afeções devidas a resfriamentos.


Para quem se lembra de Dexter - Era o veneno utilizado por Hannah McKay