Tinturas



As tinturas podem ser usadas para preparar raízes ou folhas. Incluem álcool e água para ajudar a extrair as propriedades das ervas que não estariam disponíveis se fosse só usada água na preparação.
É possível substituir o álcool por glicerol ou vinagre.  

Armazenamento e dosagem

Visto que a tintura se conserva até dois anos, é um método muito conveniente quando se pretende fazer um uso a longo prazo das plantas.
Uma tintura é muito mais forte que uma infusão ou uma decocção e é tomada em (ml) ou colheres de chá, dependendo da erva usada. Utilize um conta-gotas para medir as quantidades.

Método
200 g de ervas secas
250 ml de álcool *
750 ml de àgua

*O álcool deve ser pelo menos a 30 º para poder extrair os constituintes da planta e preservá-los. Algumas bebidas adequadas podem ser gin / vodka. Nunca utilize álcool industrial.

Corte finalmente as ervas e coloque-as num recipiente de vidro ou numa garrafa com tampa que feche de forma hermética. Cubra as ervas com o líquido e feche o recipiente, que deve ser guardado num lugar quente e escuro durante 14 dias. Agite a mistura de dois em dois ou de três em três dias.
Ao fim deste tempo, coe a mistura para um recipiente limpo, deixando o resto das ervas à parte. Estas podem ser espremidas a fim de se extrair delas o máximo de tintura com a ajuda de uma prensa de vinho, se tiver uma, ou embrulhando as ervas num pano fino e espremendo-as até à última gota.
Guarde a tintura num frasco ou numa garrafa de vidro de cor e conserve num lugar escuro.

TINTURA PARA A FALTA DE SONO
100 g de camomila alemã
250 ml de vodka
750 de água

Tome uma colher de chá 20 min. antes de vir para a cama. Esta tintura é excelente para proporcionar um sono descansado.